Jamile dertkigil

Acabou o carnaval! E agora?

Qual é a desculpa que você vai inventar para não correr atrás do que deseja realizar?
Temos o costume (ou será verdade?) Aqui no Brasil de achar que o ano novo começa depois do carnaval. Ainda bem que o carnaval é quase sempre no segundo mês dos 12 meses que formam o ano! O que seria de nós, se fosse em junho! Cuidado com os sabotadores, ainda tem copa e eleições pela frente!
Por que esperar o carnaval passar para começar a dieta, o curso, terminar o namoro, abrir uma empresa, ter filhos ou viajar? Decida se apropriar da sua vida. Tá esperando o que para se responsabilizar sobre o seu destino?
Num processo de coaching, estabelecemos metas, para apoiar o outro neste caminho, que muitas vezes é mais árduo, quando é solitário.
Você acreditaria em alguém que fala:
“Depois do carnaval, vou começar a dieta”?
E se outro alguém te contasse:
“Vou emagrecer 5 kilos, zerando o doce, tirando o pão matinal e treinando 3 vezes por semana. Dia 15 de março de 2018, às 9h00 da manhã, em jejum, vou me pesar e estarei 5 kilos mais magra! (ATÉ VOCÊ ACREDITARIA EM VOCÊ MESMO, NÉ?!!)
Qual é a diferença?
O verbo emagrecer não te leva para a ação alguma. Se não tivermos um plano de ação definido e detalhado não chegamos a lugar nenhum. O emagrecer poderá ser substituído por, ”vamos tomar café um dia desses”, ”passa lá em casa qualquer hora”, ”a gente se vê lá …” todos sabem que isso não vai acontecer, apenas existe um bem querer e uma nostalgia. Se uma das partes não tomar a iniciativa e agendar o dia, nada acontecerá. Neste caso ainda dependemos do outro aceitar o encontro. Mas quando se trata das nossas conquistas, só depende de nós!
Lá, onde?
Um dia desses, quando?
Qualquer hora, que hora?
Para alcançar seus objetivos, é preciso seguir alguns passos, ser mais assertivos:
1.Determinar o que quer de verdade com o máximo de detalhes possível
Quando você se perguntar o que quer de verdade, muitas vezes vai perceber que não sabe, então é hora de investigar se não quer mesmo nada do que pensou ou se novamente está se sabotando colocando qualquer coisa nesse lugar
2. Colocar uma data específica para alcançar sua meta, com riqueza de detalhes
É importante colocar uma data, por isso agendamos coisas, para nos lembrarmos que existe um compromisso, não com o outro, mas com a gente mesmo! Lembre-se: sou eu que preciso ir ao médico, sou eu que quero encontrar um amigo, sou eu que sustento minha família!
3. Onde você estará quando isso acontecer, qual o cenário, o que você vai ouvir do seu marido/esposa, do seu melhor amigo?

Aqui você vai lembrar de quem te apoia, de quem está junto com você nas horas que precisa ou para quem você precisa provar que pode conseguir algo. Também pode querer ninguém ao seu lado, quer celebrar sozinhos essa vitória. Sentir que venceu seus medos e procrastinadores em vôo solo. Tá valendo!
4. Que tipo de coisa pode te atrapalhar, e o que você fará quando isso acontecer
Sabe aquele lugar que é recorrente na sua vida, e sem perceber você cai naquela armadilha de novo? Pois é, fique atento, essa é a hora de prestar atenção em você, nas emoções, nas suas perguntas e respostas, medos, gatilhos.
Anote todos os insights que tiver no processo. Esse é um material rico para seu autoconhecimento, para rever em outras oportunidades.
Esses 4 passos, te dão comprometimento. Lembre-se, você escolheu o quê, como e quando.
Mas não esqueça: para chegar na sua meta, tem que trabalhar todo dia, reforçar sua intenção e olhar pra frente.
A pergunta que não quer calar: Você sabe o que quer para 2018?
Então se planeje e me conte depois.
#coaching #meta #autosabotagem #autoconhecimento #planejamento2018 #carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *